domingo, 18 de maio de 2008

Qualidade é tudo!

Um dia desses, precisei pegar um ônibus e, a determinada altura, entrou um vendedor. Nada de anormal, estamos acostumados com a frase "desculpa incomodar (sic) o silêncio da sua viagem".
Entretanto, nesse dia resolvi prestar maior atenção ao vendedor...
Ele estava sujo, largado, mal cheiroso e ficou pedindo o tempo inteiro para as pessoas comprarem a bananada para ajudá-lo. Ainda ficou dizendo que precisava que comprassem para ele pagar o almoço. Não preciso nem dizer que quase ninguém comprou seu produto.
Recordo-me de uma outra vez, faz uns 10 anos, quando entrou um vendedor ambulante também em um ônibus. Contrastante a cena.
Bem vestido - leia-se: limpo, arrumado, barba feita; alto astral: animado, simpático. Demonstrou o uso de seu produto, brincou com a platéia e vendeu MUITO. Em nenhum momento pediu para as pessoas o ajudarem! Pelo contrário, demonstrou como seu produto podia ajudar as pessoas!
Coisas simples, mas que fazem a diferença.
E você? O que tem feito para se diferenciar em seu trabalho?
Ah, mas eu não sou vendedor! Tudo é vendas.
Se você é professor, que imagem está passando para seu aluno? Qual é o nível de qualidade das aulas?
Se é aluno, que tipo de trabalho tem apresentado? Qual tem sido seu empenho?
Se é pai, mãe, líder religioso, seja o que for... qual está sendo a qualidade de suas tarefas?
Um provérbio chinês diz que tudo o que tem que ser feito merece ser bem feito. Concordo plenamente.

Nenhum comentário: