sábado, 3 de maio de 2008

Inclusão Emocional

Na sexta-feira da semana passada, um grupo da turma de primeiro período de Pedagogia apresentou um seminário na disciplina que administro (Seminários Temáticos) com o tema: "Educação Inclusiva". Trabalho impecável sobre as diversas formas de inclusão - das mais variadas formas de necessidade especial à inclusão social. Ao final, uma das integrantes, a aluna Andréa Emmerick ilustrou o entrosamento da turma como um tipo de inclusão, ao dizer:
"Isso é inclusão. Até três meses antes sequer nos conhecíamos!"
Sim, Andréa, isso é "inclusão emocional". De estranhos a participantes dos sucessos e frustrações, apoiando cada conquista uns dos outros. Não é necessário tempo, nem afinidade sangüínea, nada. Apenas é necessário termos a disposição para amar nosso semelhante e acolhê-lo.

Um comentário:

Andrea Emmerick disse...

Olá professora, mais uma vez, por causa deste trabalho, me emocionei. Não tenho palavras para descrever o que senti ao ler seu comentário sobre o trabalho do nosso grupo. Passei 15 anos fora do mercado de trabalho e da escola, investindo no meu casamento e na criação do meu filho, mas em dado momento me dei conta que deixei de investir em mim. Esse curso de Pedagogia é um presente que estou me dando e cada pessoa que convivo na Universidade faz parte deste presente. Não quero ser mais uma professora, quero ser "a Professora" que vai fazer a diferença. Tenho sentido um forte desejo de trilhar nesta área, educação especial... Vamos ver onde este caminho vai dar... Muitos beijos e mais uma vez, obrigado!