sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Reflexão 3 - Do estágio para professores

Não sei se vou escrever abobrinha, mas tenho percebido o seguinte: todos os graduandos ficam ansiosos pelo período do estágio que, em muitos casos, além de significar uma grana extra, em alguns casos, é principalmente o momento de se obter conhecimento prático da profissão. No entanto, essa alegria não parece contagiar os alunos de licenciatura. Primeiro, quase nunca é remunerado, o que já dá um grande desânimo no pessoal. Segundo, a maior parte do tempo ficam "observando" - e alguns graduandos nem sabem o que exatamente precisam observar. Afinal, pensam, já não observaram a vida inteira? Em terceiro lugar, infelizmente, muitos professores cujas aulas esses futuros professores observam são sofríveis, não gostam de sua profissão e não servem de bom modelo.
Triste quadro. Triste realidade em muitas escolas. Todo estagiário deveria ter direito a um bom professor em campo que os orientasse por preceito e exemplo, que se orgulhasse da profissão, que amasse seus alunos e que buscasse atualização constante.
É, eu sei...
Todo professor em campo deveria ser valorizado também, para poder valorizar a profissão... com boas condições de trabalho, salários que não sejam apenas simbólicos, com incentivo à sua formação continuada, etc.
Parece um ciclo sem fim.

Nenhum comentário: