terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cursos

Atendendo a diversos pedidos de alunos e ex-alunos, ministrarei o curso "Conhecimentos Pedagógicos" na Unigranrio, de 05 de fevereiro a 16 de abril.(Sábados das 13 às 17 horas)

As inscrições podem ser feitas diretamente através do site da universidade:
www.unigranrio.com.br (clique em cursos e, depois, extensão).

Fiquem à vontade para divulgar aos possíveis interessados.

Seguem abaixo o programa e a bibliografia básica do curso.

PROGRAMA
1 – Aspectos Filosóficos da Educação – Concepções liberais e progressistas. Pedagogia tradicional, nova, tecnicista. Teorias reprodutivistas e críticas.
2 – Aspectos Sociológicos da Educação – Educação e Sociedade. Democratização da escola. Controle e disciplina.
3 – Aspectos Psicológicos da Educação - Teorias de aprendizagem; desenvolvimento psicossocial da criança de 7 a 14 anos.
4 – Aspectos da Política Educacional Brasileira para a Educação Básica – Constituição Federal, LDB, PCNs, FUNDEF, FUNDEB, Estatuto da Criança e do Adolescente
5 – Aspectos do Cotidiano Escolar – Planejamento. Currículo. Avaliação.
6 – O professora e as novas tecnologias da comunicação e da informação.


BIBLIOGRAFIA INICIAL
Alves, Nilda & Garcia, Regina Leite. O sentido da escola. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
Brasil, SEF/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF/MEC, 1998.
Candau, Vera Maria (org.) A didática na formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca da relevância. In: A didática em questão. Petrópolis, RJ: Vozes,1983, pp. 13-24.
Coll, César. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 1998.
Demo, Pedro. A nova LDB – Ranços e Avanços. 18 ed. São Paulo: Papirus Editora, 2004.
Franco, Ângela. Metodologia do Ensino. RJ: Ed. Lê, 1997.
Freire, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Ed. Cortez, 1991.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Gandin, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1998.
Haidt, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
Hoffman, Jussara. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Meditação Editora, 1995.
LDB – Lei 9394/96
Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
Luckesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Papirus, 199
Masetto, Marcos. Didática – a aula como centro.4ª ed. São Paulo: FTD, 1997.

Nenhum comentário: