quarta-feira, 8 de abril de 2009

Oficina - Leitura: Desafios e Possibilidades











A aluna Leila (terceiro período de São João de Meriti) e eu apresentamos ontem, no auditório da Unigranrio, como parte do I Encontro de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil, uma "oficina" de leitura, com partes teóricas (Martins, 2006 e Villardi, 2005) e bastante histórias - contadas, imaginadas, representadas...
O encontro foi maravilhoso e bastante divertido.
Muitos se emocionaram quando a bailarina do Soldadinho de Chumbo apareceu (agradeço imensamente à aluna Thais Lechuga - linda, linda, linda!!!!) e se divertiram com o Soldadinho improvisado, o aluno Jairo, escolhido na platéia.
A aluna Gabriela (7º ano do Lia Marcia) também abrilhantou a ocasião, lendo suas reflexões sobre como é que ela se tornou uma leitora. Agradeço a ela e a seus pais também que permitiram que ela fosse ao evento e a acompanharam para prestigiá-la.
A Elisângela (terceiro período de D. Caxias) abrilhantou o evento declamando a poesia que seu grupo fizera em uma das minhas aulas, com base no texto "Ler devia ser proibido". Magnífico.
A Leila deu show com a peça que ela mesma escreveu. Aliás, toda a parte visual (com exceção dos slides) é mérito unicamente dela. Ficou tudo muito lindo!
Como esquecer do Rafael (filho da Leila) e do Erasto (marido)? Participativos, foram importantíssimos para a realização do evento - indo ao encontro de ensaio, levando material até a minha casa, tirando fotos e filmando o evento.
Além disso, agraceço aos meus queridos alunos do primeiro período de Pedagogia (D. Caxias - manhã), em especial aos voluntários que ficaram na recepção e no apoio de modo geral, ajudando para que tudo corresse bem: Renata, Lais, Elisângela, Melissa, Michel e os demais que, mesmo sem ser "voluntários oficiais" acabaram participando bastante.

Agradeço a todos os presentes. Sendo o evento de manhã e de inscrição não obrigatória, ficamos contentes de ver o auditório repleto de pessoas animadas e participativas.
Não posso esquecer de agradecer à professora Maria Luíza de Andrade que nos incentivou bastante durante todo o processo e me apoiou de forma que nunca irei me esquecer; à coordenadora Leila Navarro que fez uma abertura tão delicada, condizente com o que iríamos apresentar.
E por último, porém, fundamental, à professora Cíntia Barreto que foi a idealizadora desse I Encontro e que, apesar dos mil e um acontecimentos em sua vida pessoal, se empenhou com muita dedicação para a realização desse evento que se tornou inesquecível.

Ah, quem não foi? Perdeu!


Fotos, em breve.

Um comentário:

Unknown disse...

Agradeço a Solimar pela oportunidade impar de aprender mais, da confiança em mim depositada para fazer parte deste evento tão importante, e por receber a orientação de uma professora dedicada e com grande conhecimento. Amei participar deste evento literário e agradeço também a colaboração dos demais professores, e da coordenadora Leila Navarro.
Um abraço aos colegas alunos que lá estiveram, e participaram de uma maneira especial.
Obrigado a todos.
Leila de Andrade Silva.